FESTA DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO OU “PRESENTE DE GREGO”.




                          Alunos da rede pública poderão cair em uma grande cilada, por ocasião da festa de formatura, o “glamour”da festa  pode trazer “embutido” uma fatura “salgada”.       
                    Nesse inicio de segundo semestre letivo as escolas da rede pública  começaram a receber “visitas”, dos representantes da “indústria” da formatura. Durante essas visitas os alunos são retirados da sala de aula para ouvir a “palestra”, que sempre é  “recheada” de “sonhos”, porém traz  embutidas  “armadilhas”. O palestrante da ênfase a festa de formatura  descrevendo a  em detalhes, para alegria dos alunos, cujo, os olhos não param de brilhar, imaginando a “festa”, chegando até ouvir, na imaginação, .... a canção...”ao Mestre com carinho”.  O ponto alto da palestra é  o anuncio: que não será preciso pagar nada, as palmas ecoam no salão. Após  breve silêncio, alguns “lembretes”: ..  vocês não poderão usar máquina fotográfica ou filmadora, durante a formatura, estaremos disponibilizando uma equipe de fotógrafos profissionais, aqueles “que quiseram” poderão adquirir  o álbum de formatura...”  Ai que reside a “cilada”, no ano de 2010, um kit completo de formatura (álbum, fotografias e  o DVD) oscilava entre R$ 2.090,56 a R$ 2.784,00, essa informação NÃO fica clara na palestra. Óbvio que ninguém é  “obrigado” ficar com o kit. Mas durante a formatura os alunos são fotografados segurando uma ficha de identificação, para receber uma "visitinha.   No calor da emoção,  e diante do álbum de formatura, os pais assinam o contrato para adquirir o “produto”. E assumem assim uma grande divida, se tratanto de alunos  maiores idade os mesmo podem assumir o compromisso, uma vêz não horrado os pagamentos, o nome é   enviado para o SPC/SERASA, uma péssima  maneira de começa a vida, em uma mão um "canudo" na outra um carnê de débito.
                Não quero retirar o brilho dos olhos dos alunos, e nem tão pouco, desanimá-los para festa de formatura. Pretendo sim, provocar uma reflexão a todos nós envolvidos, professores, alunos, gestores, pais e a SEDUC. É o nosso dever alertar os nossos alunos, para os riscos e benefícios desse tipo de “festa de formatura”. E também nosso dever apontar  alternativas. Acredito que seria um ótimo exercício de cidadania e de solidariedade se resgatássemos a formatura coletiva, realizada pela comunidade escolar,  com apóio da SEDUC. Competência é o que não vai faltar, no Coroado, nos meses de julho e agosto, as escolas estaduais, deram um “show”, por ocasião  das amostras de painéis, e lógico,  receber a primeira Dama pra  tirar as fofíssimas “fotos” de “coração” com os alunos. Algumas   “providenciaram” até os ventiladores “gigantes” do STUDIO 5, para amenizar o calor amazônico.
              A SEDUC através dos seus gestores, que permitem essas “palestras” nas escolas, tem que garantir a comunidade escolar o acesso a todas as informações sobre a “formatura privatizada”. E a nós, professores, alunos, pais de alunos conjuntamente com os gestores e a SEDUC, cabe estimular uma festa de formatura construída de forma coletiva,  pois,  será um ótimo exercício da aprendizagem e boa lição de responsabilidade. Vai pra  formatura privada quem quer. Mas  sabendo que é um "presente de Grego". 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viva A França!! : O sonho da ultra-direita na lata do lixo.

Assim a Direita ultra vai " virar a mesa"

Silvio nunca foi Santos: padroeiro dos camelôs talvez!