A “CIDADE DAS CRIANÇAS” E A ESTUPIDEZ DO FORTE APACHE
Já se encontra em fase de conclusão a construção do Parque temático Cidade das Crianças, localizado a Av. André Araújo, s/n, no antigo Horto Municipal, Bairro do Aleixo, Zona Sul. O projeto “idealizado” pelo Prefeito Amazonino Mendes, ocupar uma área de 23 mil metros quadrados, na qual, está sendo construídas “unidades” temáticas culturais, entre outras construções nos chamou atenção à construção do forte APACHE, por trata-se, de um “elemento” fora do nosso contexto cultural Amazônico.
A construção do FORTE APACHE será mais uma das “ pérolas” do Prefeito Amazonino Mendes. Além de não tem nenhuma relação com tradições dos povos indígenas da Amazônia, o FORTE APACHE é simbolicamente um monumento aos milhares de índios assinados durante ao ocupação do atual território dos Estados Unidos.Pesquisadores estimam que existiam cerca de 25 milhões de índios e 2 mil línguas diferentes na América do Norte, durante a ocupação, com o fim das chamadas guerras indígenas restavam 2 milhões, menos de 10%. Construindo no final do século XIX, no Estado do Arizona, o FORTE APACHE foi imortalizado nos filmes de Hollywood. Porém sua imagem ficou “cristalizada” nas mentes infantis, com a “chegada” dos FORTES APACHES na forma de brinquedos, na década de 80.
A construção da Cidade das Crianças na Zona Sul beneficiará uma pequena parcela da cidade, sem contar, a destruição do Antigo Horto Municipal, uma das últimas áreas verde do local. O Bairro do Aleixo, Zona Sul, é uma das maiores “ilhas” de calor da cidade em função da pequena quantidade de áreas verdes e em grande parte pela quantidade da construção prédios, tipo arranha-céu, que “invadiram” o Bairro e suas adjacências. Nesse contexto a Cidade das Crianças será uma área de lazer para os moradores dos “arranha-céus” e a redução da área verde do Horto contribuirá ainda mais para o aumento do calor.
O Prefeito segue colecionando suas “pérolas”: o ataque de xenofobia, quando mando à senhora paraense “morrer”, depois a “brilhante” idéia de privatizar as feiras públicas, e agora a construção do FORTE APACHE. Essa última “pérola” comentam que foi idéia do Secretário da Seminf – Secretaria Municipal de Infra-estrutura, o senhor Américo Gorayeb, que provavelmente brincou muito de FORTE APACHE na infância.
Comentários