Ensino de História para EJA

INTRODUÇÃO  AO  ESTUDO  DA HISTÓRIA








Karl Marx (1808- 1883)




EXPECTATIVA

Meu amigo  e minha amiga, a minha expectativa é que ao final desse curso, com estudo da disciplina de história, você além de dominar os conteúdos da  ciência  história,  bem  como suas respectivas  habilidades e competências para usá-los no futuro no ensino médio e concursos tais como; vestibulares e o exame  do ensino médio - ENEM -,  espero  que você se  perceba como sujeito-histórico e com tal percepção torne-se um cidadão crítico e atuante, um verdadeiro agente de transformação da sociedade.
  
Professor Queiroz






Aula 01  -  Introdução  ao  estudo da história

Observe as  imagens da sequências e responda oralmente o que há em comum entre elas?










O QUE É A HISTÓRIA? 

 Quando você tentar responde esse pergunta estará "entrando" no campo do CONCEITO, o que não nada fácil. Por tanto há vários conceitos possíveis para responder o que é a história.

1. A  História humana pode ser  conceituada como sendo as ações humanas coletivas desde de sua origem, a história natural, aos dias  atuais.

2. A história de um determinado grupo  social em uma determinado período histórico.  


3. A  história humana  pode  ser  estudada, pesquisada, logo é uma ciência, pois tem um objeto de pesquisa que é  ação  humana em sociedade ao longo do tempo e tem um método, ou seja uma forma cientifica, de como estuda-la.
  
  Vejamos outros  conceitos sobre a história


1 - "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).
2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)
3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol)
4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)
6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)





OUTROS TERMOS RELACIONADOS COM ESTUDO DA HISTÓRIA



  • Historiador (a) pessoa  com  formação acadêmica, ou seja cientifica; para realizar a pesquisa histórica.
  • Sujeito-histórico é aquele que participar do fato histórico de forma coletiva.
  • Fato-histórico é um acontecimento de relevância para um ou mais grupos sócias. 
  • Fontes Históricas são os meios pelo os quais o HISTORIADOR, realiza a pesquisa. As fontes histórias podem ser escritas, imagens, objetos, testemunhos orais entre outras.
  • Historiografia é  a escrita da  história, ou seja, o resultado da pesquisa do historiador. 
Vamos fixar?  Exercício.- Responda em seu Caderno


1. O que há em comum nas imagens da sequência? 3 linhas

2.  Que  situação está representada o a 3ª  imagem? Podemos considerá-la uma  fato-histórico? Por quê? 6 linhas 

3. Das imagens o que pode ser aproveitados como fonte histórica?3 linhas.

4. História e Historiografia tem mesmo sentido?  Justifique sua resposta? 

5. O historiador é um humano, responsável pela pesquisa histórica. Nesse contexto podemos afirmar que sua pesquisa representa um verdade absoluta? Justifique sua resposta 







AULA   02

O   TEMPO


TEMPO   CRONOLÓGICO  VERSUS  TEMPO  HISTÓRICO


 tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Dessa forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto de tempo” se passou. Na verdade, os critérios para essa operação são diversos. fonte: Brasil Escola





Acorda!   você  vai  chegar mais uma vez atrasado!,  Puxa!  estou em cima da hora!;  Já faz dez anos que não vejo meus pais. Você  já falou pelo menos uma  frase dessas. Essa  noção de  tempo   que  pode  ser  medida em:  horas,  dias, meses, anos e séculos.É   chamada de tempo CRONOLÓGICO.

CALENDÁRIOS
São  invenções do homens  para  registrar  a passagem do  tempo CRONOLÓGICO. Cada  calendário está  ligado a  cultura do povo que o inventou. Todo  calendário tem uma data que marca sua  contagem inicial, geralmente uma  acontecimento de grande importância para o povo que usa ou usava  o calendário. Vejamos alguns calendários e seus marcos inicias

   
 TEMPO 
 HISTÓRICO 

Foi no  "tempo"  antigo   que os egípcios  construíram   as  piramides,  foi  na idade média a igreja  católica consolidou seu  poder,  a   2ª  guerra mundial é  um fato-histórico do  período  contemporânea.  Esse  tempo chamado de IDADE, TEMPO OU  PERÍODO é  conhecido  como  tempo  histórico. A sua  passagem é não  "medida"  com  fazemos com o tempo cronológico.  O tempo  histórico é nosso  referencial para quem busca  compreender a história humana, ele  foi  organizado em  períodos para  facilitar o estudo da história. Vejamos como  ficou:


Observação:  o  período  chamado  de  pré-história é  uma  referencia a etapa da história humana na qual  não  havia  a escrita, como  conhecemos, foi  um  período não  valorizado pela história TRADICIONAL, em  função da  ausência  da  escrita, as chamadas  as culturas AGRAFAS (sem escrita). Todavia  esse período está cheia de  FONTES-HISTÓRICAS, não-escritas, o que  possibilita muitas interpretações sobre a história da humanidade. Esse período teve  início com surgimento dos  primeiros representantes do gênero Homo,  O Homo-habilis , mais ou menos  há  2 milhões anos antes do  incio da era cristão. 



OUTRA  MANEIRA DE ORGANIZAR  O TEMPO  HISTÓRICO



O  historiador francês Fernando Braudel propôs  a  seguinte divisão  do tempo histórico:
a)  Curta  duração- acontecimentos breves: uma noticia de jornal, uma acidente, u, jogo de futebol e etc.);
b) Média  duração -  acontecimentos de média duração, com inicio e fim do período, exemplos: o tempo de governo ( geralmente 4 anos);
c) Longa  duração -  acontecimentos com mais de um século: exemplos:  as crenças religiosas, a maneira cultural de agir de determinado povo, a duração climática de uma região e etc.


LINHA  DO TEMPO  DO CALENDÁRIO GREGORIANO










    LOCALIZANDO  O FATO-HISTÓRICO NO TEMPO  CRONOLÓGICO  E  NO  ESPAÇO GEOGRÁFICO- HISTÓRICO 


O  fato-histórico ocorre ou  ocorreu em um determinado ponto da linha do tempo, em um  período do tempo histórico e em espaço geográfico-histórico. Portanto podemos localizá-lo  no  tempo  e no espaço.

Essa  imagem registra um fato-histórico da história brasileira recente, que foi a campanha em favor das eleições diretas para presidente do Brasil. 

Vamos  localizar esse  fato- histórico?
Espaço geográfico-histórico:  Cidade de São Paulo, Brasil;
Tempo cronológico: 1982, século: XX
Tempo Histórico: Idade Contemporânea.

MARCANDO SÉCULOS E ANOS.

Para nos  que  utilizamos  o calendário gregoriano, também conhecido com calendário Cristão, usamos o  nascimento de Jesus Cristo como marco inicial da contagem. Fico convencionado que Cristo teria nascido no ano 1 da era cristão. Portanto o século I, nesse contexto, vai do ano 1 ( ano do nascimento de Jesus) e ano 100, o século II tem inicio no ano 101 e vai até o ano 200.... o século XXI tem  inicio no  2001 e vai até 2100 e assim sucessivamente. 

LOCALIZANDO O ANO DENTRO DO SÉCULO


Em  que  século está  ano de 1500 ( ano do "descobrimento"  do Brasil),  usando o raciocínio do  inicio e do  fim dos séculos, acima explicado, 1500 é  ultimo ano do século XV (15), que teve início no 1401. 

MODO PRÁTICO DE SABER A SÉCULO PERTENCE  O ANO

a)  1500: século  XV (15), basta cancelar os 00 e número que sobra é o 15 que representa o século a qual ele pertence.
b) 1501: já  pertence  ao século XVI (16), quanto tem números nas casas das unidades e dezenas, devemos  somar +1 que  significa o século a mais. Portanto 1501 está  no  século XVI(16), pois, temos 15+ 1= 16.


VAMOS  FIXAR! exercícios
1)  Determine a que século pertence os  abaixo:
a) 1500______ b)  1501______  c) 1600______ d) 1602______ e) 1700______ 
f) 1510_____  g) 1516________  h) 1615______ i) 1856______ j) 2100 ______

2)  Por que é  importante  para os  humanos ter referencias (registros) da passagem do tempo? 4 linhas
3) Além da  divisão do tempo  histórico em períodos, que conhecemos como idades, qual foi  a proposta  para  divisão do tempo  histórico proposta pelo historiador Fernando Braudel? 4 linhas
4) Localize o fato  histórico abaixo, conforme explicado acima:
"...no  dia  13  de  Maio  de 1888, na  cidade  do Rio Janeiro, então capital do Império do Brasil, a  princesa Izabel, assinou a Lei imperial de nº 3.353/1888, para fim da escravidão no Brasil.." 

a)  Espaço geográfico- histórico:__________________________________________________
b)  Tempo cronológico:__________________________________________________________
c)   Tempo  histórico:_____________________________________________________________

     

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