Ensino de História para EJA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

Karl Marx (1808- 1883)
EXPECTATIVA
Meu amigo e minha amiga, a minha expectativa é que ao final desse curso, com estudo da disciplina de história, você além de dominar os conteúdos da ciência história, bem como suas respectivas habilidades e competências para usá-los no futuro no ensino médio e concursos tais como; vestibulares e o exame do ensino médio - ENEM -, espero que você se perceba como sujeito-histórico e com tal percepção torne-se um cidadão crítico e atuante, um verdadeiro agente de transformação da sociedade.
Professor Queiroz
Aula 01 - Introdução ao estudo da história
Observe as imagens da sequências e responda oralmente o que há em comum entre elas?
O QUE É A HISTÓRIA?
Quando você tentar responde esse pergunta estará "entrando" no campo do CONCEITO, o que não nada fácil. Por tanto há vários conceitos possíveis para responder o que é a história.
1. A História humana pode ser conceituada como sendo as ações humanas coletivas desde de sua origem, a história natural, aos dias atuais.
2. A história de um determinado grupo social em uma determinado período histórico.
3. A história humana pode ser estudada, pesquisada, logo é uma ciência, pois tem um objeto de pesquisa que é ação humana em sociedade ao longo do tempo e tem um método, ou seja uma forma cientifica, de como estuda-la.
Vejamos outros conceitos sobre a história
1 - "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).
2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)
3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol)
4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)
6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)
2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)
3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol)
4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)
6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)
OUTROS TERMOS RELACIONADOS COM ESTUDO DA HISTÓRIA
- Historiador (a) pessoa com formação acadêmica, ou seja cientifica; para realizar a pesquisa histórica.
- Sujeito-histórico é aquele que participar do fato histórico de forma coletiva.
- Fato-histórico é um acontecimento de relevância para um ou mais grupos sócias.
- Fontes Históricas são os meios pelo os quais o HISTORIADOR, realiza a pesquisa. As fontes histórias podem ser escritas, imagens, objetos, testemunhos orais entre outras.
- Historiografia é a escrita da história, ou seja, o resultado da pesquisa do historiador.
Vamos fixar? Exercício.- Responda em seu Caderno
1. O que há em comum nas imagens da sequência? 3 linhas
2. Que situação está representada o a 3ª imagem? Podemos considerá-la uma fato-histórico? Por quê? 6 linhas
3. Das imagens o que pode ser aproveitados como fonte histórica?3 linhas.
4. História e Historiografia tem mesmo sentido? Justifique sua resposta?
5. O historiador é um humano, responsável pela pesquisa histórica. Nesse contexto podemos afirmar que sua pesquisa representa um verdade absoluta? Justifique sua resposta
AULA 02
O TEMPO
TEMPO CRONOLÓGICO VERSUS TEMPO HISTÓRICO
O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Dessa forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto de tempo” se passou. Na verdade, os critérios para essa operação são diversos. fonte: Brasil Escola
Acorda! você vai chegar mais uma vez atrasado!, Puxa! estou em cima da hora!; Já faz dez anos que não vejo meus pais. Você já falou pelo menos uma frase dessas. Essa noção de tempo que pode ser medida em: horas, dias, meses, anos e séculos.É chamada de tempo CRONOLÓGICO.
CALENDÁRIOS
São invenções do homens para registrar a passagem do tempo CRONOLÓGICO. Cada calendário está ligado a cultura do povo que o inventou. Todo calendário tem uma data que marca sua contagem inicial, geralmente uma acontecimento de grande importância para o povo que usa ou usava o calendário. Vejamos alguns calendários e seus marcos inicias
TEMPO
HISTÓRICO
HISTÓRICO
Foi no "tempo" antigo que os egípcios construíram as piramides, foi na idade média a igreja católica consolidou seu poder, a 2ª guerra mundial é um fato-histórico do período contemporânea. Esse tempo chamado de IDADE, TEMPO OU PERÍODO é conhecido como tempo histórico. A sua passagem é não "medida" com fazemos com o tempo cronológico. O tempo histórico é nosso referencial para quem busca compreender a história humana, ele foi organizado em períodos para facilitar o estudo da história. Vejamos como ficou:
Observação: o período chamado de pré-história é uma referencia a etapa da história humana na qual não havia a escrita, como conhecemos, foi um período não valorizado pela história TRADICIONAL, em função da ausência da escrita, as chamadas as culturas AGRAFAS (sem escrita). Todavia esse período está cheia de FONTES-HISTÓRICAS, não-escritas, o que possibilita muitas interpretações sobre a história da humanidade. Esse período teve início com surgimento dos primeiros representantes do gênero Homo, O Homo-habilis , mais ou menos há 2 milhões anos antes do incio da era cristão.
OUTRA MANEIRA DE ORGANIZAR O TEMPO HISTÓRICO
O historiador francês Fernando Braudel propôs a seguinte divisão do tempo histórico:
a) Curta duração- acontecimentos breves: uma noticia de jornal, uma acidente, u, jogo de futebol e etc.);
b) Média duração - acontecimentos de média duração, com inicio e fim do período, exemplos: o tempo de governo ( geralmente 4 anos);
c) Longa duração - acontecimentos com mais de um século: exemplos: as crenças religiosas, a maneira cultural de agir de determinado povo, a duração climática de uma região e etc.
LINHA DO TEMPO DO CALENDÁRIO GREGORIANO
LOCALIZANDO O FATO-HISTÓRICO NO TEMPO CRONOLÓGICO E NO ESPAÇO GEOGRÁFICO- HISTÓRICO
O fato-histórico ocorre ou ocorreu em um determinado ponto da linha do tempo, em um período do tempo histórico e em espaço geográfico-histórico. Portanto podemos localizá-lo no tempo e no espaço.
Essa imagem registra um fato-histórico da história brasileira recente, que foi a campanha em favor das eleições diretas para presidente do Brasil.
Vamos localizar esse fato- histórico?
Espaço geográfico-histórico: Cidade de São Paulo, Brasil;
Tempo cronológico: 1982, século: XX
Tempo Histórico: Idade Contemporânea.
MARCANDO SÉCULOS E ANOS.
Para nos que utilizamos o calendário gregoriano, também conhecido com calendário Cristão, usamos o nascimento de Jesus Cristo como marco inicial da contagem. Fico convencionado que Cristo teria nascido no ano 1 da era cristão. Portanto o século I, nesse contexto, vai do ano 1 ( ano do nascimento de Jesus) e ano 100, o século II tem inicio no ano 101 e vai até o ano 200.... o século XXI tem inicio no 2001 e vai até 2100 e assim sucessivamente.
LOCALIZANDO O ANO DENTRO DO SÉCULO
Em que século está ano de 1500 ( ano do "descobrimento" do Brasil), usando o raciocínio do inicio e do fim dos séculos, acima explicado, 1500 é ultimo ano do século XV (15), que teve início no 1401.
MODO PRÁTICO DE SABER A SÉCULO PERTENCE O ANO
a) 1500: século XV (15), basta cancelar os 00 e número que sobra é o 15 que representa o século a qual ele pertence.
b) 1501: já pertence ao século XVI (16), quanto tem números nas casas das unidades e dezenas, devemos somar +1 que significa o século a mais. Portanto 1501 está no século XVI(16), pois, temos 15+ 1= 16.
VAMOS FIXAR! exercícios
1) Determine a que século pertence os abaixo:
a) 1500______ b) 1501______ c) 1600______ d) 1602______ e) 1700______
f) 1510_____ g) 1516________ h) 1615______ i) 1856______ j) 2100 ______
2) Por que é importante para os humanos ter referencias (registros) da passagem do tempo? 4 linhas
3) Além da divisão do tempo histórico em períodos, que conhecemos como idades, qual foi a proposta para divisão do tempo histórico proposta pelo historiador Fernando Braudel? 4 linhas
4) Localize o fato histórico abaixo, conforme explicado acima:
"...no dia 13 de Maio de 1888, na cidade do Rio Janeiro, então capital do Império do Brasil, a princesa Izabel, assinou a Lei imperial de nº 3.353/1888, para fim da escravidão no Brasil.."
a) Espaço geográfico- histórico:__________________________________________________
b) Tempo cronológico:__________________________________________________________
c) Tempo histórico:_____________________________________________________________








Comentários