Moro e a arte de engolir sapos: Xadrez político não é para amador.
O futuro super ministro da justiça e de outros temas correlatos, o ex- juiz Sérgio Moro, vai ter que"engolir muitos sapos" até a sua nomeação para o STF. As circunstancias politicas dos últimos cincos anos, do Brasil, levou, o" mediano juristas", Moro à condição de ícone da moralidade politica nacional e pode levá-lo ao Supremo Tribunal Federal Brasileiro.
Quando o processo do ex-presidente Luiz Lula da Silva "caiu" nas mãos do juiz Moro ele não fazia ideia das proporções que o caso alcançaria para sua vida. Mas do "meio para fim" ele " resolveu" jogar o maior dos jogos: o " xadrez politico". Os primeiros "lances" no tabuleiro se deram com a divulgação de áudios das investigações sobre o processo e os "lanches" foram mais profundos com a liberação dos vídeos dos depoimentos do ex-presidente. A decretação da prisão do Lula foi um grande "xeque"(lance do xadrez), deixou o "inimigo" em "encurralado". Porém o não foi "xeque-mate".
Longe de ser uma juristas do porte intelectual do Celso de Mello, decano do STF, Moro foi um aluno esforçado, concluiu o curso de direito 1995, e passou no mesmo no ano no exame da OAB, não foi reprovado cinco vezes, conforme divulgado, ele sempre garantiu seu espaço em vários concursos, não necessariamente em primeiro lugar. Também é fato que Moro não é um formulador do discurso da análise política ele é um operador do direito e como tal está " movendo as peças do tabuleiro".
O contra-ataque, ironicamente parece que as "peças"da xadrez do tabuleiro do Moro querem "pregar-lhe" uma "peça". Sua aceitação para assumir a pasta do super ministério da justiça o colocou-o na condição real de jogador politico, tirando-o assim da zona do conforto de operador do direito. Nesse condição ele vai para o jogo do " vale tudo"; inclusive calar, ou amenizar situações vexatória de denuncias de membros do seu grupo politico, pois agora ele tem grupo politico, mesmo que pense que não. Entrar e contradições com discurso politico, que não é " a praia dele", será uma tônica pertinente a nova condição politica que Moro escolheu. Tudo isso tem um nome: ARTE DE ENGOLIR SAPOS.
O xeque-mate para Mouro não consiste em "matar o rei do adversário", como manda a regra do jogo. O seu "grand finale" será a sua indicação para ser juiz do STF. Basta ter paciência para ENGOLIR + SAPOS por dois anos, que será o período para necessário para o decano Celso de Melo encerrar suas atividades com juiz da suprema corte federal.
Comentários