O Rock de Lulu Santos, Lula e a PEC 241: Tempos Modernos

   Em 1982 o cantor e compositor brasileiro Lulu Santos lançou a música Tempos Modernos, que atravessou a década de 1980 e embalou os anos 90. Hoje faz parte do cancioneiro brasileiro. A música traz uma mensagem de esperança. Na letra, Lulu vislumbra um futuro para além do “... muro da hipocrisia que insiste nos rodear.” Tal como um “profeta” o musico fala de um futuro onde há direitos para todos, fartura e uma vida repleta de satisfação. Esse futuro vislumbrado por Lulu, estará cheio de gente sincera, “... eu vejo um novo começo de era de gente fina, elegante e sincera...”.
         Em 2002, vinte anos após o lançamento da música Tempos Modernos, as “profecias” do Lulu pareciam que se tornariam realidade. Neste mesmo ano outro brasileiro de nome parecido com do Lulu, conhecido com Lula foi eleito presidente da República Federativa do Brasil, ele representava toda simbologia da música do roqueiro que era traduzido em uma só palavra: ESPERANÇA.  Em 2003 bradando a frase “a esperança venceu o medo.” Lula toma posse no mais alto posto político da nação. Em poucos meses de governo, fica claro que as forças políticas conservadoras, as mesmas que há séculos lutam para que o futuro vislumbrado pela música do Lulu Santos não se realize, seriam elas que conduziriam  o futuro do Brasil. A Reforma da previdência de 2003 foi o sinal que a esperança não tinha vencido o medo. Em nome da governabilidade, o PT construiu um amplo arco de aliança, que abrigou de fundamentalistas religiosos até a mídia golpista. Juntos, esses personagens, sobre a sombra do lula-petismo, arquitetaram o golpe palaciano e  a construção da “caixa-de-pandora” a PEC: 241.

         No dia 11 de outubro de 2016, na madrugada da terça feira, após 34 anos do lançamento da musica Tempos Modernos, foi aprovado o Projeto de Emenda Constitucional (PEC: 241) na Câmara Federal por 366 votos favoráveis e 111 votos contra. Esse projeto será o sacrifício da grande maioria do povo brasileiro que depende dos serviços públicos, tais como: saúde, educação, empregos entre outros, em detrimento de um minoria que vive à custa do povo brasileiro, a exemplo dos banqueiros. Essa famigerada PEC 241 representa a  “caixa-de-pandora” dos tempos modernos, a exemplo da caixa do mito grego, essa vai espalhar e ampliar as mazelas  sociais no Brasil.

     Os tempos modernos “profetizados” por Lulu Santos não chegaram, o muro da hipocrisia não para de crescer, e seus construtores trabalham a luz do dia, o que não faziam antes, o futuro com direitos para todos, ficou só na letra da música. Em quanto “a gente fina” conheço poucas, mas em quanto à gente “sincera” tem uma direita muita sincera dizendo e fazendo todo tipo de maldade com povo trabalhador. Porém nem tudo está perdido na música do Lulu, ele diz no final “... não há tempo que volte, amor vamos viver tudo há de viver...”, ou seja, vamos construir a resistência ao tempo dos ataques com o olhar para o tempo moderno do Lulu que não chegou e não chegará se não formos buscá-lo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viva A França!! : O sonho da ultra-direita na lata do lixo.

Assim a Direita ultra vai " virar a mesa"

Silvio nunca foi Santos: padroeiro dos camelôs talvez!