CORRENTE ESQUERDA MARXISTA DECIDE SAIR DO PT
Por Roberto Robaina
A Conferência Nacional da Esquerda Marxista acaba de aprovar por unanimidade a saída do PT. Iniciamos agora uma nova fase de construção, em luta por uma frente de esquerda”. Esta é a abertura da nota da corrente Esquerda Marxista. Eles decidiram abrir discussão sobre o que fazer e decidirão esta questão nos próximos meses. Estive na conferência como convidado, com Israel Dutra. Fomos convidados como dirigentes do MES.
Conheço Serge Goulart, dirigente da Esquerda Marxista, desde antes de eu ter sido do Diretório Nacional do PT e com ele tive debates produtivos sempre, embora é claro que nem sempre convergente. Por isso provavelmente Serge Goulart me fez o convite. A razao de fundo, é claro, foi politica. Ficou evidente que a campanha de Luciana Genro foi um impacto nas fileiras desta corrente e isso foi ressaltado no informe que deixou posto que junho de 2013 se expressou parcialmente nas eleições pela sua campanha.
Assim, a opção de entrar no PSOL após sair do PT é a preferencial desta corrente. Solicitaram reunir com a direção de nosso partido, com sua executiva e farão este pedido formal em seguida. Deixei claro que este é o caminho para quem quer construir uma alternativa de esquerda e socialista. Encaminharei junto a nossa executiva para que possamos concretizar o passo dos crxs. Eles são construtivos e a única corrente que eu conheço no Brasil que tem um histórico de lutas na ocupação e recuperação de fabricas ocupadas, sobretudo na região de Joinville e no interior de SP. Tem ligações internacionais com uma corrente trotskista originaria na Grã Bretanha, cujo dirigente mais conhecido é o historiador Allan Woods, que chegou a assessor Hugo Chávez, o comandante da revolução bolivariana.
Comentários