ESTAMOS DE LUTO: Morreu o Professor Raimundo.
Perdemos um amigo de magistério, a morte do genial Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio, nesta sexta-feira 23/03/12, é também a morte de mais de 200 personagens por ele criados. Personagens inesquecíveis para o grande público como Alberto Roberto, o Professor Raimundo, Bento Carneiro, Bozó, Justo Veríssimo, Painho, entre tantos outros. Mas para nós professores, o personagem do Professor Raimundo é insubstituível, ele tinha um pouquinho de todos nós, ora sério, quando necessário, ora fraterno. Tal como nós procurava Conhecer a todos seus alunos nas suas virtudes e defeitos. Quando dizia o seu famoso bordão “ e o salario ó” falava por todos os professores e professoras do Brasil.
* Em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve seu “primeiro” emprego, mas já havia “estagiado” como professor “substituto” na rádio continental. Como mais de 40 anos de sala de aula o professor Raimundo se encontrava aposentado.
*O seu maior sonho era ver o Brasil crescer valorizando a educação pública em especial o professor, com um salário verdadeiramente justo. Professor aposentado, recebendo menos, Raimundo estava ministrando aulas de reforço na escola VIVA para completar a sua renda. Ficou feliz em com criação do piso nacional para o magistério. Todavia ficou muito abatido quando soube que o valor do piso era de R$ 1.451 para 40 horas. Essa tristeza somada à falta de dinheiro para comprar os remédios, que “consumia” dois terço de seu rendimento, provavelmente contribuiu para seu falecimento.
Descanse em paz PROFESSOR RAIMUNDO, continuaremos a sua luta pelo respeito à educação e aos educadores desde país.
* Parte desse texto é ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Comentários
A propósito, fui sua aluna no Eunice Serrano e sempre votei no senhor, tomare que seu numero seja fácil de decorar. Boa sorte!