SEJA BEM VINDO À LUTA MESTRE: Aloysio Nogueira está de volta.
Foi com grande satisfação que reencontrei o professor Aloysio Nogueira, no último dia 12, na assembléia da ADUA, na qual foi aprovado o indicativo de greve dos professores da UFAM. Lá estava o mestre, de algumas gerações,com sua tele-objetiva registrando a história.
Nos últimos três anos, Aloysio tem enfrentado bravamente problemas de saúde sérios, o mais recente foi uma cirurgia de coração para o implante de uma ponte de safena. Operado no dia dois de maio, retomou agora no mês de agosto a suas atividades docentes, para felicidade dessa nova geração de alunos do curso de história da UFAM, pois, assimilará nas aulas do Mestre muito mais do que conteúdos didáticos, assimilarão lições para vida.
O professor Aloysio Nogueira, dispensa comentários, entretanto, nunca é demais lembrar que da sua geração é dos poucos que não se deixou cooptar pelas as benesses do poder. Com sua capacidade intelectual poderia ter ocupado “altos” cargos na “ciranda” do poder, e hoje estaria cuindando da sua saúde no Medical Center de Boston, e usufruiria de uma “gorda” aposentadoria. Mas contrariando a lógica que afirma: os “sonhadores” mudam na velhice, Aloysio se próxima dos 70 anos mais convicto do que nunca, que a História é a luta de classe e que o capitalismo não resolverá os problemas da humanidade.
Dono de uma vasta ficha de serviços prestados a classe trabalhadora, entre outros, a fundação do PT, CUT, APPAM, PSOL e de conquistas históricas para os trabalhadores em educação. Como foi a conquista de um piso salarial para os professores composto três vezes pelo menor salário pago pelo Estado do Amazonas nos anos oitenta, a época, “arrancado” do Governador Gilberto Mestrinho através de muitas lutas. Hoje, o mestre está mais comedido, participar das assembléias mais como “ouvinte”, porém quando necessário faz sua intervenção. Aloysio encontrou uma nova tarefa, tão importante quando “dirigir” as lutas da classe trabalhadora, é a de registrar as atividades dos movimentos atuais: mobilizações, reuniões, assembléias entre outras atividades, sempre que possível o Mestre está lá, com sua tele-objetiva, registrando a memória da luta dos trabalhadores.
O fato é que Aloysio nunca deixou a luta, nesses dias afastados, sempre esteve presente, através dos exemplos de caráter e das suas convicções. Seja bem vindo Mestre Aloysio Nogueira.
Comentários
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog. Ainda não tive tempo para ler os post´s mais recentes; mas voltarei com mais calma.
Aproveito a oportunidade para manifestar a minha solidariedade, através de você e do seu blog, aos docentes de todo o importante estado Amazonas. Também faço um convite para uma visita ao meu blog:
http://claudio-santos.blogspot.com
(Só Pode Ensinar Quem Gosta de Aprender).
Muito Sucesso e Mantenha o Foco.
JEVALDO DA SILVA