UM CONVITE À LUTA: vamos reagir, pois no Egito até as múmias reagiram.


.
          A situação dos profissionais em educação do Amazonas está deplorável, principalmente a dos professores e funcionários da SEDUC. Com o provável aumento do salário mínimo para R$ 545,00 reais, um professor com licenciatura plena e com menos de sete anos e meio de serviços na SEDUC ganhará praticamente dois salários mínimos para 20 horas ( salário atual R$ 1.174.86 - BRUTO), os demais funcionários ganham praticamente um salário mínimo. Não existe o auxilio transporte, auxilio alimentação, plano médico e nem a HTP (Hora de Trabalho Pedagógico), prevista em lei, é respeitada. Os professores P.S. (processo seletivo) vive uma situação mais deplorável ainda, pois trabalham sobre a pressão e humilhação os diretores “puxa saco”. Na SEMED situação é “menos ruim”, todavia a opressão é maior, com a retirada das disciplinas F.H.A., F.G.A. e redução da carga horária de Artes e Educação Física, foi implantado a política de carga horário total, 20 aulas, geral, desrespeito também a H.T.P, pois os 20% de hora aula prevista para o planejamento pedagógico previstos na L.D.B. é aplicada ao total de horas do concurso prestado ( conforme resolução da câmara de ensino básico –MEC).
       Tanto na SEMED quanto na SEDUC a situação salarial está muito longe de serem salários dignos. Na SEMED temos o auxilio transporte, o auxilio alimentação e o plano de saúde. Mas precisamos ampliar os valores desses auxílios e melhorar o plano de saúde, MANAUSMED, exigindo a ampliação dos convênios e a criação de convênios odontológicos. Na SEDUC precisamos construir tudo do zero e tentar garantir, tanto na SEDUC quanto na SEMED, reajustes acima da inflação, pagos de uma só vez, e de preferência no mês da data base.
       01 de março data base da SEDUC, no ano pássado o reajuste foi de 4.82%, ou seja, a inflação do período 01/03/2009 a 01/03/2010, pagos em junho, portanto nenhum centavo de ganho real, ficando muito abaixo dos valores conseguidos por outras categorias e principalmente abaixo do reajuste do piso nacional do magistério, que foi de 7.86%. 01 de maio data base da SEMED, onde a situação foi mais vexatória, pois o reajuste foi baixo e parcelado de duas vezes, 3,25% em maio e 2% em setembro.
        Na campanha salarial de 2011 SEDUC/SEMED devemos lutar para a direção do SINTEAM, que nos representa legalmente, coloque na pauta todo o conjunto das nossas necessidades - o auxilio transporte, auxilio alimentação, plano médico e o reajuste acima da inflação com ganhos reais. A exemplo de outras categorias não podemos reduzir a campanha salarial só as percentuais de reajuste, devemos lutar por nossas necessidades, pois só assim poderemos atenuar esse situação deplorável que estamos vivendo.
     Toda essa política de desmoralização do ensino público, e por conseqüência a desvalorização dos profissionais da educação, não é uma situação isolada do conjunto da realidade política e econômica que vivemos. O desmonte da educação pública é gestado na lógica da economia neoliberal, que reduz a função social do Estado ao mínimo possível. Organismo como o programa para educação da América Latina e Caribe – PREAL – financiado pelo BIRD - produz constantemente orientações e programas pedagógicos para da o suporte a política da Educação da “Qualidade Total”, como eles costuma denominar, juntamente com uma série de orientações políticas que responsabiliza os professores pelo os fracassos da educação e acrescentam que a questão salarial dos professores é não tem muita relevancia, para qualidade do ensino. No Brasil os maiores aliados do PREAL, além do MEC, e a revista veja a editora Abril e o programa TPE – Todos Pela Educação - que tem o discurso “ humanizado”, porém não reivindica o centavo a mais para educação.

                                    PRECISAMOS REAGIR
             O Egito é um bom exemplo, respeitada as devidas proporções, o entusiasmo dos egípcios é contagiante, diante de todas as adversidades, foram às ruas mudar o rumo da História. Podemos nos expiramos neles e “ tomar o leme desse barco e sairmos dessa tempestade”. Existe uma organização nacional de trabalhadores, UNIDOS PRA LUTAR, que reunião sindicatos e oposição sindical, com autonomia sindical e democracia. Estamos construindo aqui em Manaus essa organização para nos inserimos nas lutas e consolidar uma CHAPA DE OPOSIÇÃO a direção do SINTEAM. Queremos contar com você.
“...um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Um sonho que sonhamos juntos é realidade...”

Contatos: unidospralutar_am@hotmail.com
Professorqueiroz500@hotmail.com
www.unidospralutar.blogsopt.com






Comentários

Não somos múmias....então....vamos à luta!

Postagens mais visitadas deste blog

Viva A França!! : O sonho da ultra-direita na lata do lixo.

Assim a Direita ultra vai " virar a mesa"

Silvio nunca foi Santos: padroeiro dos camelôs talvez!